Pin-up, o que é e como se vestir?

Muita gente nos perguntam o que é pin-up e o que é esse estilo. Mais importante, como é o jeito correto de se vestir como uma verdadeira pin-up sem perder sua identidade. Leiam abaixo e saiba se vestir de um modo retrô e vintage, apostando no Pin-up.

O que é pin-up e qual sua origem ?


Antes de sabermos o que é pin-up, temos que saber que o termo pin-up surgiu entre as décadas de 40 e 50 para designar as imagens de mulheres com forte atrativo sensual que eram ilustradas em larga escala, fazendo parte assim do que conhecemos como cultura pop. Essas imagens seriam nada mais que ilustrações, pinturas ou fotografias de atrizes e modelos que representavam a época. As imagens eram usadas especificamente para revistas, cartazes, cartões postais e principalmente calendários, que foram muito utilizados por soldados na Segunda Guerra Mundial. Esses deixavam os calendários pendurados, por isso, o termo pin-up de pendurar em inglês.

Ilustração de o que é Pin-up by Gil Elvgren | Skirts Ahoy!, 1976.
Ilustração de o que é Pin-up by Gil Elvgren | Skirts Ahoy!, 1976.

É importante destacar que essas mulheres posavam em uma época moralista em que mostrar as pernas ou ser fotografada nua era uma ofensa para a sociedade, ou seja, a liberação feminina já estava dando seus primeiros passos para a explosão do feminismo dos anos 60. Por isso o pin-up é considerado uma revolução feminista.15

Entre as celebridades que ganharam destaque como pin-up nesse período, temos: Greta Garbo,Betty Grable, Rita Hayworth, Sophia Loren, entre outras.

Betty Grable, uma das pin-up pioneiras no mundo
Betty Grable, uma das pin-up pioneiras no mundo

Apesar do nome ter sido documentado nos anos 40 é possível identificar mulheres consideradas pin-ups a partir do final do século XIX e começo do século XX. Principalmente com a estética da Art-Nouveau , que utilizava traços orgânicos e valorizava o feminino, utilizada principalmente em cartazes para divulgação de espetáculos.

As pin-ups abordavam o conceito de mulheres que misturavam o sensual com o inocente sem ser vulgar, sendo apenas convidativas. Porém, nos anos 70 a indústria do sexo passou a ganhar força e a estética pin-up começou a perdeu seu valor para o nu explícito, que chamou mais atenção da mídia e consequentemente da população. Mas, como sabemos que uma geração sempre vem para quebrar a outra e vice-versa, de um tempos para cá a busca por essa estética tem aumentado e se tornado tendência, inspirando moças, consideras hoje como pin-ups modernas (assunto para um próximo post) e inclusive o mercado, que tem investido muito no segmento vintage e retrô.

Pin-up FeliciaBaak
Pin-up FeliciaBaak

Como ser vertir no estilo pin-up?

É bem fácil, vai variar se você quer ser mais sexy, ou mais anos 60.
A saia ou shorts alto predomina no look pin-up, juntamente com um cropped top!
Saltos, meia alta (com ou sem a cinta liga), lenços na cabeça, laços, também fazem parte do look pin-up!

Saiba como montar um look pin-up simples e moderno abaixo, usando a Katy Perry como exemplo, uma amante da moda pin-up.

PIn-up, como se vestir nesse estilo, like Katy Perry!
PIn-up, como se vestir nesse estilo, like Katy Perry!

E ai, o que achou? Estão prontas para incorporarem a pin-up que existe em você?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Google Analytics Alternative VintageSearch