Chapéus retrô, dicas de como e quais usar

Eles estão com tudo!! Atualmente os chapéus estão lindamente fazendo a cabeça das mulheres – e dos homens – ligados em moda. Se você gosta de chapéus e é uma mulher ousada e de bom gosto, saiba que incluir esse acessório no look retro é garantia de sucesso. Em muitos casos, o chapéu torna o look tão diferenciado que a mulher ganha destaque ficando linda e charmosa, tudo por causa de um chapéu! Além disso é peça fundamental para quem curte o estilo retro e estilo vintage.

Mas não podemos nos esquecer que, além de deixar seu look retro mais elegante, ele também é essencial para manter a pele bonita e saudável. Você sabia que os chapéus foram criados justamente para proteger do sol e também para aquecer no inverno?

Em muitos casos, o chapéu torna o look tão diferenciado que a mulher ganha destaque ficando linda e charmosa, tudo por causa de um chapéu!

Como qualquer outra peça do seu guarda roupa retro, o chapéu precisa combinar com o restante da produção, com o momento e com a personalidade de quem vai usá-lo. A ideia é usar o chapéu e ficar naturalmente charmosa, e não parecendo que pegou o acessório emprestado, ok?

Dicas de como usar corretamente um chapéu no look retro

Como medir o tamanho do chapéu retro

Para descobrir qual o tamanho adequado para você, basta pegar uma fita métrica e dar uma volta na cabeça bem na altura da testa, cerca de dois dedos acima da ponta da orelha. Pronto, o resultado é o tamanho que você deve comprar.
Na hora de escolher um chapéu para quem tem estatura baixa, a dica é a escolha de modelos com aba média ou curta, isso ajuda a equilibrar o corpo. Agora, se você é alta, pode abusar das abas. Em ambos os casos, evite brincos e colares muito grandes.

Tipos de chapéus retro

Chapéu retro Panamá

chapeus retro panama
Fabricado em palha, o chapéu Panamá (que não é produzido no Panamá, e sim no Equador). Pode ser usado por baixinhas ou altas, por quem tem cabelo comprido ou curto. E ele é o mais despojado de todos. É ótimo para usar na praia.

Em geral, tem tons neutros, o que permite combinar com várias cores e estilos. Quer um exemplo? Calça jeans, camiseta branca e uma sapatilha ficam ótimos com um chapéu Panamá. Listras então deixam o look despojado.
Para dar um charme maior ao estilo, basta colocar um lenço ou fita da cor que desejar e aí terá um Panamá exclusivo.

Chapéu retro Floppy

chapeus retro floppy
Esse modelo consegue unir o chique ao despojado. Com abas maiores e um pouco estruturadas. Muito usado pelos hippies nas décadas de 60 e 70, o modelo é o queridinho até hoje.

O Floppy é mais indicado para mulheres que tem cabelos longos e não são tão baixinhas.
Ele é ótimo para climas mais quentes, basta saber escolher o modelo que irá usar. Também fica perfeito em looks para dias frios, com casacões e peças mais pesadas.

Chapéu retro Clochê

chapeus retro cloche
O mais romântico entre os modelos. Ele surgiu entre as décadas de 20 e 30 e era usado pelas mulheres mais independentes da época. O seu formato é semelhante ao sino e se caracteriza por ter as abas caídas. A maioria dos modelos ainda acrescentam laços e cores delicadas para combinarem mais com esse estilo.

Uma boa dica para usar chapéu clochê é apostar em looks superfemininos. O chapéu cai muito bem com vestidos acenturados. E combina muito com estampas de poás, florais, xadrez.

Também pode ser usado para se proteger do frio, combina com sobretudos, botas.

Chapéu retro Carpeline

chapeus retro carpeline

Geralmente caracterizado pela sua aba larga, existe em várias matérias e modelos diferentes. Vem do século 14, são considerados elegantes nos dias atuais desde os anos 60. Inverno ou verão ele está sempre em alta!

Agora que você está por dentro de como usar e abusar do uso dos chapéus dentro do seu estilo retro, que tal sair as compras?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Google Analytics Alternative VintageSearch